sexta-feira, 27 de março de 2009

A PIOR E A MELHOR COISA QUE ACONTECEU NA MINHA VIDA: MINHA ESTADIA NO SANTA TEREZA

eu tava tomando 5mg de corticóide (prednisona) pois tenho uma doença auto-imune chamada penfigo vulgar onde os leucócitos de meu sangue não reconhecem as células do meu corpo passando a ataca-la. bem fui subindo a dosagem dia após dia até chegar em 60 mg. havia lesoes no meu rosto, nas costas e na minha coxa direita. Fui na Dra. Alana Sardenberg e ela prescreveu prednisona e dapsona. este ultimo eu já havia dito a ela que me dava cianose mas ela pediu para eu fazer um teste e que se nao desse certo, fosse me internar para tentar nova droga.
o corticóide, em doses elevadas, é prejudicial pois causa insonia, depressao, ataques psicóticos, problemas endócrinos dentre outras coisas. comecei a ingerir cefalexina de 500mg de 6 em 6 horas de acordo com umas receitas antigas. me auto-mediquei. acontece que isso mexeu muito com meu sistema nervoso Fui para o Medicalcenter com tio Jocimar para me consultar com Dr Pedro Jorge e ele passou medicação pra mim. Continuei sem dormir direito durante dias e isso me deixou bastante nervosa. meu pai, jr, e gregorio (colega de jr) me levaram a força pro sao vicente de paulo. dei o maior show, gritando na rua feito uma louca e piscando o olho pra todo mundo achar que eu estava bem e que aquilo era só fingimento. quebrei o carro do papai com as pernas e todo mundo da rua vendo. fui para o sao vicente de paulo e eles me recusaram lá alegando tratar-se de uma paciente psiquiátrica. levaram-me para dr. Pedro Jorge e ele prescreveu dalmadorme pra mim. tomei mas continuei sem dormir daí, junior e meu pai me levaram até o CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial) onde ele estava e ele me encaminhou à Casa de Saúde Santa Tereza. fiz o maior escandalo nao queria ir pro santa tereza de jeito nenhum. chegando lá fui amarrada feito um bicho e me aplicaram injeção para dormir. acontece que nesse quarto haviam mais cinco camas sendo que na cama de frente com a minha havia uma senhora chamada toinha que gritou a noite toda e nao me deixou dormir. gritei, pedi a ela que parasse com aquilo mas foi em vao. teve uma hora lá que tive vontade de ir ao banheiro e a enfermeira disse que eu fizesse na cama mesmo. me senti indignada com aquilo. tentei me desamarrar mas foi em vao. urinei ali mesmo. que nojo! mas o que eu podia fazer?

no dia seguinte entrou lá uma mulher chamada ana cleide. ela gritava muito, parecia estar com o demonio no corpo. gritava, berrava muito enquanto que eu, mesmo amarrada, tentava tranquiliza-la. trabalho perdido, aí é que a louca gritava. eu, como estava mais calma, a enfermeira veio me soltar. daí fui tomar banho. argh! no banheiro nao tinha cesto de lixo e as mulheres jogavam calcinhas e panos com menstruação. argh, argh, que nojo.

para tomar banho era aquela farra: um monte de mulher nua pegando sabao, shampoo e creme pra pentear pelo gradeado. sim isso mesmo, gradeado. nós ficávamos separadas das enfermeiras pelo gradeado!!!! foram surgindo novas lesoes mesmo eu tomando a medicação no horário correto pois lá no santa tereza o horario é sempre bem rigoroso. acontece que minha perna esquerda estava cheia de hematomas devido a dapsona. alertei a enfermeira qto a isso e ela me disse que só meu médico dermatologista é quem poderia expedir a ordem de suspensão do medicamento....

2 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa de criar um blog, Sílvia. Tenho certeza que será muito útil para outras pessoas conhecerem sua história a fundo. Tbm é importante q seja feito denúncias do q rola por dentro das paredes das instituições ditas de Saúde Mental. Vc é uma mulher admirável, pela fortaleza e perseverança. Sorte sempre!

    ResponderExcluir
  2. Paula...
    criei esse blog para servir como escudo em defesa daqueles que nao tem como se defender. contarei tudo e deixarei em aberto na net para que todos saibam da falta de humanismo de certos membros das instituições de "saúde".
    Um grande abraço e fica com Deus. Sim, vc conseguiu baixar o livro do Lauro Trevisan? beijos.

    ResponderExcluir